Thursday, May 23, 2013

O PLANO - The Plan!


Gosto e me divirto já na programação das minhas viagens, e especialmente pra essa, tivemos bastante coisa pra fazer, nos últimos 30 dias antes da viagem:

Qual o melhor caminho considerando o nosso objetivo e quantidade de dias disponíveis?
Montei diversas rotas e caminhos, discutimos com amigos e usei bastante o Google Maps. As vezes é preciso ir no detalhe e olhar o mapa com bastante zoom para decidir qual direção seguir. O trajeto final ficou com 10 dias, 5.315 Km (3,322 Miles) e destinos finais na seguinte ordem: 
  1. Amarillo/Texas
  2. Albuquerque/Novo México
  3. Grand Canyon/Arizona
  4. Las Vegas/Nevada
  5. Los Angeles/California
  6. San Diego/California
  7. Tucson/Arizona
  8. Carlsbad/Novo México
  9. Dallas/Texas

Quantos kilometros rodar e quantos dias em cada lugar?
Considerando 10 dias e 5.000 km (ida e volta), não é preciso muito conta... divide a kilometragem pelos dias e já vai saber que a viagem é puxada. Eu acredito que rodaremos de 6 a 8 horas por dia (velocidade de cruzeiro + paradas pra abastecimento e pontos turísticos) e um dia em cada cidade seria a única opção. Apertando um pouco mais na volta, consegui um dia livre no destino final (San Diego) pra relaxar e preparar pra uma jornada ainda mais longa (vamos em 4 dias e voltaremos em 3).

Em quais hotéis se hospedar?
Não teremos muito tempo pra ficar no hotel, então basicamente vai ser check-in, banho, cama, café da manhã, check-out e estrada novamente. Para isso não precisamos gastar muito e os hotéis mais simples são o suficiente. Somente em San Diego, destino final antes da volta, reservei algo mais confortável e agradável. Justo né? Inicialmente não ia fazer reservas dos hotéis, e conforme íamos chegando na cidade buscaríamos onde ficar (se for o seu caso faça uma lista de possíveis hotéis, endereços e telefones na cidade), porém, mudei de ideia, pelo fato de conseguir preços melhores reservando via Internet e antecipadamente, além de, não ter preocupação, nem trabalho de ficar caçando hotel durante a noite. O único lado ruim disso, é que as metas de percurso devem ser cumpridas! Utilizei diversos sites de comparação de preços e revisões de hóspedes. No total de 8 hotéis reservados inicialmente, cancelei 6 deles após rever os comentários e fotos de pessoas que passaram pelo mesmo local. Fiquem espertos!

Quais os lugares poderíamos e/ou deveríamos visitar?
De novo, a experiencia de quem já foi por aquelas bandas conta muito, então mais opiniões, sugestões, Google, etc... e uma lista enorme de passeios e tradicionais pontos turísticos! Publicarei a lista e fotos de cada um deles nas próximas postagens conforme vamos cumprindo o percurso. Se preparem, pq vem muita coisa pela frente! Rsrsrs... Cada site ou pessoa que vc conversa, sai uma dica nova e parece que nunca vai ter fim! Kkkkkk....

Onde parar para abastecer?
Exagero? Rs... alguns lugarzinhos remotos por ali tem uma diferença de 300 km de um posto para outro... considerando que o tanque da moto roda uns 380 km (em média) é bom sempre precaver, logo já defini os pontos de parada pra encher de gasolina até a tampa! Isso sem contar os perdidos pela estrada... rsrs...

O que levar na bagagem?
Com apenas 2 bagageiros de 18 cm de largura por 50 cm de comprimento e 30 cm profundidade, não dá pra levar muita roupa (ainda bem que a minha esposa entende e concorda... rs...), logo provavelmente levaremos (se couber): 1 calça jeans, 1 par de tenis e 1 jaqueta cada um, roupas de baixo, higiene pessoal, capas de chuva, mapa (extremamente importante pq em certas regiões nada de sinal de nada), medicamentos, algumas camisas/blusinhas e poucas bermudas, além dos equipamentos de fotografia e filmagem (e milhares de cabos), notebook para descarregar as fotos e vídeos a cada noite, protetor solar e garrafa dágua pra enfrentar o deserto! Ah... como não poderia ser diferente, também levaremos a nossa bandeira verde-amarela! =)

Diferente do Brasil (que no hotel temos que lavar e depois amarrar na moto pra ir secando... kkkk), quase todos os hotéis (ou motéis como eles chamam aqui nos EUA) tem secadora, então fica mais fácil usar, lavar, secar... usar, lavar, secar... (não, não vamos ficar fedidos pela viagem inteira... Rs...).

Como calcular os custos?
Considere aluguel da moto, hotéis, combustível, comida e alguma coisa pra despesas adicionais. Some tudo e veja se vc pode pagar! =D ou se precisa de algum ajuste como baixar o valor da hospedagem, diminuir a distancia, etc...

O que levar de material complementar?
Além do celular com GPS, ainda estamos levando um mapa impresso (Michelin North America Road Atlas 2012):
 

Checklist com informações detalhadas de cada trajeto diário:
Links utilizados nas pesquisas:


AGRADECIMENTOS (Acknowledgments)

Primeiramente a Deus, por possibilitar essa oportunidade e nos proteger pelo caminho. A Karina que tem se esforçado em cumprir as tarefas dela. Aos amigos que participaram diretamente nas discussões, dicas, opiniões e conselhos:

Erik (conhece muito da California e ótimo revisor de hotéis), Amna (boa conselheira de percurso e rotas), Mark (especialista na região do Texas), Alexandre Piu (experiente em viagens de moto de longa distancia), Tatiana - Natália e Tayza (turistas brasileiras pelos EUA), Robert e Luís (já fizeram o mesmo trajeto........ de carro) e Ederson (brasileiro e dono de Harley, entendido dos modelos e acessórios, que conheci na Adam Smith's).

Se esqueci de alguém, por favor, me avisem!

No comments:

Post a Comment