Wednesday, May 22, 2013

A MOTO - The Motorcycle!


Qual a primeira coisa que vem na cabeça quando pensamos em moto, liberdade e longas estradas? Harley Davidson! Essa é a história que os americanos William Harley e seus dois amigos, os irmãos Arthur and Walter Davidson começaram num pequeno barraco (pelo foto abaixo, pode-se dizer assim) em 1901 em Milwaukee/Wisconsin.
Hoje, depois de duas guerras mundiais e mais de 110 anos, conta com 896 filiais só nos EUA e outras muitas espalhadas pelo mundo.
Abaixo uma das primeiras motos fabricadas pelo grupo e uma das curiosidades é que a primeira fábrica montada fora dos EUA foi em Manaus no Brasil no ano de 1998.
Harleys utilizadas no filme Easy Rider, expostas no museu da marca em Wisconsin/USA.
A Minha Escolha!

Não tenho, nunca tive e nem pilotei uma Harley, logo para oficializar a viagem teria que alugar uma. Primeira dúvida: Qual seria a H-D mais adequada pra ocasião? Longa distancia, vários dias fora de casa (isso significa pouca roupa), muitas horas de estrada por dia (famosa preocupação com a vibração da Harley nos braços), minha esposa na garupa, etc... Pensei, pesquisei, perguntei, comparei e cheguei em duas opções da classe Touring: Street Glide e Road King. Qual a diferença? Com o mesmo banco, mesmo motor, mesmo peso, mesma características, mesmo chassi e mesmos bagageiros laterais, bem pouca coisa muda.

A Street Glide tem uma espécie de carenagem na frente e protege mais o piloto e passageiro, tem rádio (parece bobagem, mas quando você está rodando por 2 ou 3 horas no meio do deserto, ajuda a distrair! rsrsrs...) e pelo que percebi subindo em ambas na concessionária onde irei alugar a motoca ela é mais confortável pra pilotar, então ela foi a escolhida!
http://www.harley-davidson.com/en_US/Motorcycles/street-glide.html#!specs

Todas as motos são 2013 e devidamente revisadas, por isso, zero preocupação em manutenção. Os únicos requerimentos foram o encosto do banco do passageiro (espero que Karina não durma) e o apoio extra para os pés do piloto! (quase lá no guidão... rs...). Os caras da Adam Smith’s oferecem tratamento nota 10, são interessados, dão dicas e apaixonados pelas H-D! Já até disseram que vou virar um H.O.G. (Harley Owners Group) quando voltar... quem sabe! =D

Características principais e comparação com a minha BMW para referencia:



H-D Street Glide 2013
BMW S1000RR 2012
Comprimento:
2.41 metros
2.05 metros
Altura Assento:
69 cm
82 cm (piloto)
Pneus:
130/70 e 180/65
120/70 e 190/55
Capacidade Tanque:
22.7 litros
17.4 Litros
Km/Litro
10
10
Peso:
368 Kg
180 Kg
Motor/cc:
Twin Cam 103 (1.690 cc)
BMW 4 Cilindros (999 cc)
Torque:
135 Nm a 3.250 RPM
112 Nm a 9.750 rpm
HP:
105 hp (não oficial)
193 hp a 13.000 rpm
Velocidade Máxima:
170 Km/h (não oficial)
299 Km/h

Links:




No comments:

Post a Comment